Como Cuidar Ainda Mais da Saúde no Frio?

frio.exames.cuidado.grupowp

Em dias amenos, principalmente na região Sul do Brasil, é muito comum as pessoas ficarem com a imunidade baixa e por isso, é preciso cuidar ainda mais da saúde no frio. Assim, os cuidados com a saúde no inverno ajudam a prevenir doenças típicas da estação. As quedas bruscas de temperatura e a baixa umidade do ar fazem com que o nosso organismo sinta a mudança climática, tanto interna, quanto externamente e quem já possui alguma alergia, precisa ter ainda mais cautela. 

Mas você sabe o porquê devemos redobrar a atenção nesse período? Hoje vamos falar um pouco sobre esse tema, e você pode compartilhar com as pessoas que ama para que também se mantenham informados com o GRUPO WP. Confira: 

Hidrate-se com frequência 

Exatamente. No frio, geralmente, deixamos de lado o costume de beber água e isso não pode acontecer. Você nem percebe, mas os líquidos são ainda mais essenciais para que nosso metabolismo siga em pleno funcionamento, prevenindo, por exemplo, o ressecamento da pele. A dica bônus do GRUPO WP é usar hidratante corporal, claro que, com acompanhamento profissional em caso de alergias, para poder entender qual o melhor produto para você. 

Tenha maior atenção à alimentação 

Para manter a boa imunidade, é essencial se alimentar bem, dando preferência aos alimentos naturais. Certamente as baixas temperaturas são um convite para o consumo de pratos muito calóricos, porém, cuide-se. Nos dias frios, o organismo se esforça mais para manter a temperatura do corpo normal e isso faz com que o apetite aumente nesta estação, já que o gasto energético é maior. 

Por isso, cuide para que a sua alimentação no inverno seja mais equilibrada. O ideal é consumir frutas, legumes e verduras que sejam aliados do sistema imunológico, como laranja, limão, brócolis e pimentão amarelo. E certamente, o acompanhamento com um profissional é indispensável, principalmente se tiver alguma alergia em relação aos alimentos. Falando nisso, o exame A200 de intolerância alimentar – disponível no Laboratório Widal Pacheco, Endocrimeta e Conte – consiste na determinação de anticorpos IgG no soro frente a mais de 200 proteínas de alimentos e disponibiliza um laudo completo com recomendações sobre alimentos que devem ser evitados.

Deixe a casa e o ambiente de trabalho bem arejados 

A primeira ação que fazemos em dias frios é fechar portas e janelas para não ficarmos com frio, porém, isso faz com que a poeira vá se concentrando, tornando o ambiente propício para os ácaros. E são estes seres pequenos que podem agravar ou causar problemas respiratórios, como a asma, bronquite, alergias e doenças, como rinite e sinusite. Higienize bem os focos de poeira, como tapetes e cortinas. Aspire o pó sempre que possível e lave com maior frequência. Passar um pano úmido no chão com desinfetante deve fazer parte da rotina durante o inverno. Outra dica para os dias mais frios, principalmente quando está em local fechado, é evitar aglomerações e utilizar umidificadores de ar.

Faça exercícios físicos 

As temperaturas amenas nos deixam com mais preguiça e com vontade apenas de comer tudo que enxergamos à frente. Porém, ter uma rotina para a prática de exercícios físicos é fundamental, pois ele que melhora a força muscular e a sua capacidade, promove benefícios cardiorrespiratórios, auxilia na flexibilidade, estado de confiança e autoestima, além do sistema imunológico. Estar em movimento ajuda no combate à preguiça, melhora o humor, estimula a hidratação e aquece a musculatura. Bora se movimentar! 

Conserve-se aquecido 

Aqui é a famosa frase de mãe: “se vai sair, leva o casaquinho”. Exatamente. E mesmo em casa, procure dormir com roupas longas, bem coberto e em ambiente agradável. Mantenha a temperatura do seu corpo, evitando mudanças bruscas que enfraqueçam o organismo. O conforto térmico traz boas sensações e mais aconchego à rotina e a dica é evitar sentir frio. Conserve o seu corpo aquecido com gorros, mantas, e casacos conforme a temperatura.

Mantenha a vacinação e os exames em dia

Outros cuidados indispensáveis, seja no inverno ou em qualquer outra estação do ano, é manter a vacinação e os exames em dia. Como está o seu esquema vacinal? Quando foi a última vez que você realizou seus exames? 

A importância das vacinas está no fortalecimento do sistema imunológico. Elas atuam fazendo com que as células façam o reconhecimento inicial sem que a gente precise ficar doente, atuando de forma preventiva. Por isso, manter todas elas atualizadas — inclusive a da gripe, que é renovada todos os anos com as novas versões do vírus — é fundamental para evitar doenças e cuidar da saúde no inverno e durante todo o ano.

Já os exames, da mesma forma, atuam como prevenção para diversas doenças e é indispensável realizar seu check-up pelo menos uma vez ao ano, ou conforme a indicção do seu médico. Confira aqui onde tem um laboratório Widal Pacheco mais próximo de você e mantenha sua saúde em dia. Novas unidades do Grupo WP em Porto Alegre e Região Metropolitana, confira: aqui Laboratório Endocrimeta e aqui Laboratório Conte e não deixe de cuidar da sua saúde em todas as estações do ano.

E então, gostou das dicas? Cuidar da saúde no inverno é fundamental e certamente te farão refletir para realizar alguns ajustes na sua rotina e na alimentação. Cuide de você e da sua família. Dê uma atenção especial às crianças e idosos, a qual são os que mais sentem com esses dias gelados. 

Leia sobre o risco de infecção urinária aqui.

Até a próxima, 

Grupo WP. Somos o resultado de uma longa história. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter

Visite as nossas unidades

Copyright © 2023 Grupo WP – Todos os direitos reservados

Copyright © 2023 Grupo WP – Todos os direitos reservados

Scroll to Top