A Diferença Entre os Tipos de Colesterol

colesterol-hdl-e-ldl-1.grupowp

Você já ouviu falar sobre a diferença dos tipos de colesterol? E os termos: colesterol bom e ruim, HDL, LDL, VLDL? Embora muitas pessoas achem o colesterol uma substância maléfica, ele é primordial para o funcionamento do corpo humano.

O Colesterol é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. É importante para a formação de hormônios e até ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação. No entanto, é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares, pois problemas decorrentes do aumento do colesterol tem sido algo recorrente, e por isso estamos aqui hoje para alertar a respeito da importância de controlar os níveis de colesterol para uma vida mais saudável.

Lembrando, que tanto as altas taxas de colesterol quanto as muito baixas são prejudiciais para a saúde.

Mas e quais são os tipos de colesterol?

Existem 03 tipos de colesterol, que são diferentes frações do colesterol total. Separamos as principais informações sobre cada um deles. 

Colesterol LDL

O colesterol LDL é uma lipoproteína de baixa densidade, conhecido popularmente como colesterol “ruim”.

Essa fração do colesterol total se acumula nas paredes das artérias sanguíneas, e quando seus níveis estão elevados também aumenta o risco de desenvolver doenças coronárias, como, por exemplo: insuficiência arterial, infarto do miocárdio ou derrame cerebral.

Os níveis adequados do colesterol LDL em pessoas saudáveis deverão estar abaixo dos 130 mg/dL sangue e para as pessoas que apresentam algum quadro de risco os níveis não deverão ultrapassar os 70 mg/dL.

Colesterol HDL

O colesterol HDL é uma lipoproteína de alta densidade, conhecido popularmente como colesterol “bom” que nos protege do LDL (colesterol “ruim”).

Essa fração do colesterol total possui como principal função extrair o colesterol LDL das artérias e levá-lo até o fígado, onde ele será quebrado e excretado posteriormente.

Por isso, quanto maiores forem os níveis de HDL, menor será o risco de contrair doenças cardiovasculares.

Os níveis adequados de colesterol HDL devem ser superiores a 40 mg/dL de sangue.

Colesterol VLDL

O Colesterol VLDL é uma lipoproteína de muita baixa densidade, produzido no fígado e tem como sua principal função transportar os triglicerídeos pela corrente sanguínea.

Essa fração do colesterol total está diretamente ligado à quantidade de triglicérides e os seus níveis são diretamente influenciados pela dieta que fazemos.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

E por fim, o que é colesterol total?

O colesterol total é a soma das várias frações de colesterol, ou seja, a união do colesterol LDL, HDL e VLDL.

O exame de colesterol total, também chamado de painel ou perfil lipídico, mostra os níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea.

Os pacientes que apresentam maiores riscos para doenças cardiovasculares, fazem acompanhamento com dieta e medicamentos para o controle dos níveis de colesterol e/ou apresentam risco de ter hipercolesterolemia; por isso, devem realizar o exame regularmente.

Para diagnosticar a hipercolesterolemia, a qual é o aumento da concentração de colesterol no sangue, deve ser feito o exame de colesterol total e frações.

A detecção precoce da doença pode prevenir doenças como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). Altos níveis de colesterol geralmente não causam sintomas; por isso, é importante fazer o controle regularmente.

O valor de referência desejável para o colesterol total é abaixo de 190 mg/dL. Quando há o aumento desses níveis, ocorre a dislipidemia.

Ajude outras pessoas a ter acesso a essas informações compartilhando esse conhecimento nas suas redes sociais. Continue acompanhando os artigos do nosso blog, pois sempre estamos postando conteúdos do seu interesse que podem facilitar o seu dia a dia. 

Leia aqui sobre a importância da Vitamina D para o seu organismo.

Se tiver alguma contribuição, dúvida ou sugestão de algum assunto que deva ser abordado pelo Grupo WP – Widal Pacheco, Endocrimeta e Conte, deixe seu comentário logo após o fim deste texto.

Até Breve! 

Fonte: SBEM

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter

Visite as nossas unidades

Copyright © 2023 Grupo WP – Todos os direitos reservados

Copyright © 2023 Grupo WP – Todos os direitos reservados

Scroll to Top